quinta-feira, 3 de julho de 2008

José Luís Zagatti e Madalena dos Santos



Paulista da cidade de Guariba, região de Ribeirão Preto, José Luiz Zaggatti resolveu levar junto com sua esposa, Madalena dos Santos, diversão e entretenimento para sua comunidade em Taboão da Serra, na grande São Paulo; dois elementos que de outra forma essas pessoas dificilmente teriam acesso. Com uma máquina de projeção de filmes em 16mm comprada de segunda mão, ele montou em um espaço de sua casa o Mini Cine Tupy, onde exibe filmes em sessões gratuitas (e com direito a pipoca) todos os domingos às 19h.



Os dois nunca procuraram ajuda de nenhuma instituição ou o Governo para manter seu projeto, que já acontece a cerca de dez anos. O único apoio que recebem é da Associação Paulista dos Colecionadores, que lhes fornece filmes novos sempre que pode.

Zagatti teve a idéia, a partir de sua paixão pelo cinema, de ajudar as crianças (e moradores em geral) da periferia onde mora a não perderem sua auto-estima frente a todas as dificuldades que lhes são impostas e, dessa forma, tentar afastá-las da criminalidade.

A história inspirou o cineasta Sérgio Bloch a produzir o documentário 'Mini Cine Tupy':



Documentário na íntegra aqui.


O Sith

0 comentários: