quarta-feira, 2 de julho de 2008

Dora Nkem Akunyili



Diretora Geral da Agência Nacional para Controle de Alimentos e Medicamentos da Nigéria (NAFDAC, na sigla em inglês) e farmacóloga de formação, Akunyili enfrentou ameaças de morte por seu combate a práticas corruptas na manufatura, importação e exportação de medicamentos, cosméticos e produtos alimentícios. Assumindo seu cargo em abril de 2001, a Dra. Akunyili ganhou respeito nacional por sua persistência na perseguição aos comerciantes ilegais de remédios e na imposição de normas rígidas a empresas transnacionais. Em particular, ela perseguiu fabricantes e importadores de medicamentos falsos, considerados como uma das principais causas de mortes na Nigéria. Produtos hospitalares e medicamentos falsificados avaliados em cerca de US$16 milhões foram confiscados e destruídos pela Dra. Akunyili e sua equipe no processo de salvamento de vidas de milhares de nigerianos inocentes.

Traduzido e adaptado de: http://wikileaks.org/wiki/Dr._Dora_Nkem_Akunyili

Dora já recebeu vários prêmios em reconhecimento por sua luta, entre eles os prêmios de personalidade do ano na África em 2005 e do Serviço Internacional de Direitos Humanos (International Service Human Rights Awards) em 2006, pela defesa destes em seu país.

Alguns documentários também já foram produzidos para contar sua história, dentre eles 'One Woman's War With Fake Drugs' realizado por Olenka Frenkiel para a BBC em 2005. Este documentário já foi exibido algumas vezes pela TV Cultura, sendo a última delas na madrugada de hoje (02/07).

O Sith

0 comentários: