quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A Sede de Lucro Mata Milhões‏



Por que não se noticiam as 14 milhões de mortes por ano que poderiam ser perfeitamente evitadas?

Ora, convenhamos, vender mosquiteiros para evitar a malária é pouco lucrativo. Fabricar soro, para curar crianças com diarréia, é menos lucrativo ainda. Agora, a Roche vender Tamiflu é muito bom para os acionistas! O re$$ultado é FANTÁSTICO!!!!!!!!!!

Os efeitos neuropsicológicos do Tamiflu poderão ser irreversíveis!

Por que as coisas são assim? A lógica do lucro e do mercado faz com que bilhões de seres humanos sejam descartáveis para que o dinheiro exerça seu divino e fascinannte domínio!!!! Até quando viveremos (ou quando morreremos?) sob a dominação capitalista da vida? As coisas não poderiam ser diferentes? No lugar da "divindade visível", que é o dinheiro, precisamos colocar outra economia, outra política, para que a vida biodiversa, presente e futura, ganhe importância e prioridade!

O capitalismo é incompatível com a vida: destrói a natureza e esgarça as relações sociais. Daí, aquecimento global, derretimento da calota polar, fenômenos climáticos cada vez mais frequentes; violência urbana, aumento do tráfico de drogas lícitas e ilícitas, assaltos, sequestros, corrupção no Senado, na Câmara, no Planalto Central etc.

Por que tantos sofrimentos evitáveis?

Aécio Alves Oliveira
Professor Titular do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará - UFC e Coordenador do Núcleo de Economia Solidária - NuSol, um grupo de extensão da mesma instituição.


Sith

0 comentários: